Plano de formação contínua de professores 2014/2015 (1.º período) 

(Atualizado a 05/09/2014)

Consulte aqui

Abertas as pré-inscrições para todas as ações.

Preencha a  Ficha de Inscrição  (aplicável a todas as ações) e envie para  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Loading...

Poderá também consultar o nosso catálogo formativo permanente na seguinte  ligação.


O Plano de Ação do Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada – AlmadaForma contempla, por um lado, as orientações expressas pelo Sistema Educativo, relativamente à formação de Pessoal Docente e não Docente, por outro, as necessidades identificadas nas Escolas associadas, integrando estrategicamente dispositivos de formação que procuram proporcionar e atualizar saberes e competências ao nível científico e didático/pedagógico.

Partimos assim do princípio que a“educação constrói o futuro, torna-se, então, imprescindível revalorizar as escolas e os professores, pois que da sua ação continuará a depender a qualidade de vida das gerações do amanhã”(Serrano, 2009). Deste modo queremos reforçar a importância do papel das próprias organizações escolares capacitarem os seus professores para se desenvolverem como profissionais, sendo pro-inovadoras na melhoria contínua da educação, rentabilizando os recursos das escolas.

Nesta lógica devemos desenvolver e criar condições para o“princípio que a escola é uma organização que aprende”(Serrano, 2009), que em parceira com os Centros de Formação de Escolas (CFAE), conhecedores externos das realidades e possibilidades da escola, devem traçar um plano de ação centrado na escola, partindo das necessidades específicas de cada contexto e de cada projeto educativo. A formação contínua deverá neste sentido promover e valorizar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os professores, contribuindo para a melhoria das práticas e para o sucesso académico dos alunos.

É nossa intenção criar espaços que permitam o desenvolvimento de redes de (auto) formação participada (Nóvoa 1992), através de seminários de curta duração, workshops, sendo a formação assumida neste sentido como um processo interativo e dinâmico, possibilitando a troca de saberes e experiências, onde o professor pode desempenhar em simultâneo o papel de formador e formando. Deste modo a nossa ação enquanto CFAE deverá centrar-se, fundamentalmente, na conceção e operacionalização dos Planos de Formação e outras iniciativas formativas que sejam relevantes para a formação contínua de professores.

Realçamos a importância na construção e planeamento destes momentos formativos que permitam a reflexão sobre os modos de agir perante as implicações que a mudança nos impõe e as reformas permanentes do nosso sistema educativo, que contribuem e colocam os professores numa“azáfama de mudança”(Ferreira, 2009).

Assim, construímos um plano de formação assente não só no levantamento de necessidades de formação apresentada pelos órgãos de gestão da escola e pelos docentes e não docentes, como também visamos proporcionar momentos de reflexão, onde possamos interagir e discutir novos modos de atuar, contribuindo deste modo para o Desenvolvimento Profissional que visa um “processo contínuo de melhoria das práticas docentes, centrado no professor, ou num grupo de professores em interação, incluindo momentos formais e não formais, com a preocupação de promover mudanças educativas em benefício dos alunos, das famílias e das comunidades” Oliveira – Formosinho (1998 in Sarmento 2002), citado por Ferreira (2008).

Após um trabalho de análise, reflexão, e discussão junto dos órgãos de gestão das escolas, pretendemos:

Responsabilizar os destinatários da formação pela identificação das necessidades formativas, envolvendo os órgãos de gestão em processos de avaliação interna dos aspetos pedagógicos e didáticos mais frágeis, garantindo, também, a realização e implementação das ações do Plano nos diferentes estabelecimentos de ensino.

Subordinar, tanto quanto possível, o Plano de Formação a uma lógica de resolução de problemas, efetivamente identificados pelos seus destinatários.

Estabelecer e reforçar as parcerias com as Editoras, Universidades, Associações, Autarquia, de modo a operacionalizar o Plano de Formação, no âmbito das Ciências da Especialidade, promovendo a dimensão científica da formação e a aprofundamento de experiências de inovação pedagógica.

É nossa missão responder às necessidades de formação dos diferentes contextos educativos, procurando satisfazer adequada e qualificadamente as necessidades identificadas, em parceria com instituições de excelência (Universidades, Escolas Superiores de Educação, Associações Profissionais e científicas, Autarquias e Ministério de Educação), potenciando a diversidade de contributos, como instrumento estratégico para a melhoria do processo educativo que tem contribuído para a qualidade e o sucesso da formação.

No ano letivo 2013/2014 o Centro de Formação promoveu um plano de ação centrado nas necessidades individuais e coletivas das escolas/agrupamentos, tendo realizado 80 ações de formação, entre seminários, círculos de estudo, cursos, oficinas e workshops, abrangendo aproximadamente 1400 professores de todas as áreas e níveis de ensino do concelho de Almada.

É nossa intenção continuar a prestar um serviço de qualidade através de um plano de formação flexível e articulado numa dinâmica constante, integradora das necessidades contextualizadas e emergentes no quotidiano das escolas/agrupamentos.

O Plano de Formação 2014/2015 do Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho de Almada, AlmadaForma, encontra-se assim organizado em função dos princípios orientadores de referência, que configuram a nossa ação em prol da qualidade da formação e da educação, como parceiros do futuro.


Partilhe:

 

documento novo 318 11674

 

Ficha de Inscrição Online

Maior comodidade. Mais eficaz. Inscreva-se online nas nossas atividades e ações de formação.

Comunidades Virtuais - A nossa presença na web

 moodle  fb ytube

PROFORMAR

 

Vox Populi

Participe no nosso fórum.

vox

Projetos em destaque

 

logo


estoriaspeq


rain2

 

Avaliação Externa

avaliacao externa