Capacitação Digital de Docentes – Nível 2 – T1

Objetivos

– Promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu;
– Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;
– Capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos;
– Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.

Conteúdos

Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1.
– Documentos de enquadramento das políticas educativas.
– Envolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital.
– Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa.
– Ensino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino.
– Avaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais.
– CD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD.
– Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.

Cronograma

25 setembro (P)
das 18:00 às 20:00
2, 9,16 e 30 de outubro
6,13 e 20 de novembro
das 18:00 às 22:00
(Certificação gratuita, Ação financiada pelo Ministério da Educação)

Código da Ação
2324A04T1
Formador/a/es/as

Luís Varela

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial

Modalidade
Oficina de Formação em regime de blearning
Duração
50h (25h presenciais (9 síncronas e 16 assíncronas) + 25h de trabalho autónomo)
Horário

das 18:00 às 20:00
última sessão das 18:00 às 22:00h

Local
Escolas Secundária do Monte da Caparica e Plataforma Digital
Certificação

Certificação gratuita
Ação financiada pelo Ministério da Educação

Limite de Inscrição
23 de setembro de 2023