Capacitação Digital de Docentes - Nível 2 - T1

Objetivos
  •  Promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu;
  • Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;
  • Capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos;
  • Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.
Conteúdos
 

Os conteúdos da ação surgem, em sentido articulado e incremental, com os conteúdos da formação de nível 1.
– Documentos de enquadramento das políticas educativas.
– Envolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital.
– Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa.
– Ensino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino.
– Avaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais.
– CD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD.
– Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.

Cronograma

18 * e 26 de abril; 2, 9, 16* e 23 e 30 de maio, e 6* de junho das 18:00h às 20:00h

(*) Presencial
das 18:00 às 21:00 última sessão das 18:00 às 22:00h
Código da Ação

2223A23T1

Formador/a/es/as

Luís Varela

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial

 

Modalidade

Oficina de Formação em regime de blearning

Duração

50h (25h presenciais (9 síncronas e 16 assíncronas) + 25h de trabalho autónomo)

Horário

das 18:00 às 21:00

última sessão das 18:00 às 22:00h

 

Local

Escolas Secundária do Monte da Caparica e Plataforma Digital

Certificação gratuita

Ação Financiada pelo Ministério da Educação

Certificação gratuita

Ação financiada pelo Ministério da Educação

Limite de Inscrição

16 de abril