Projeto TASC – KICK-ON Meeting – “Conferência Europeia Comunicação Sustentável

Projeto TASC – Teacher Academy: Sustainable Communication – Mudança Social através da Comunicação Sustentável na Aprendizagem ao Longo da Vida nas Escolas e na Sociedade 🌿
No dia 29 de abril de 2026 decorreu nas instalações da VIVES University em Brugges, Bélgica a etapa final do Projeto TASC.

Depois de concluídas as atividades de formação relativas ao Nível A (Iniciação) B (Continuidade) e C  (profissional) aconteceu o KICK-ON Meeting de encerramento das atividades do Projeto.

Participaram os elementos do consórcio provenientes dos sete países que o integram (Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Roménia, Lituânia e Turquia) representantes da Comissão Europeia, Universidades Convidadas, formadores e formandos  oriundos dos diferentes países.

O Programa do Encontro pode ser encontrado: https://vivesweb.be/tasc/tasc-kick-on-april-29th-2026/ e de constam um conjunto de comunicações feitas pelos elemento do Consórcio, por Ljubica Petrovic Baronica (Coordenadora das Teacher Academy da Comissão Europeis) e por Dirk Kerckhoven (especialista em educação e consultor de políticas  de educação católica da Flandres) , e um conjunto de workhops sobre as diferentes temáticas do Projeto que decorreram ao longo de todo o dia e incluíram o «Teacher Taining Manual»,  o «Teacher TooolKit» e cada um dos cinco módulos de formação que integraram o plano de formação da Academia de professores.

Tratou-se de um dia de intenso  trabalho, mas também um  dia de divulgação, de  reflexão e de reconhecimento sobre o trabalho desenvolvido nos três anos de atividade da Academia de Professores em   Comunicação Sustentável, mas também um dia de forte interação social, emocional e afetiva entre todos os participantes, fortalecendo e aprofundando ainda mais as relações humanas entre os participantes . Todas as atividade desenvolvidas decorreram com grande participação e dinamismo, tendo sido a avaliação de todos os intervenientes bastante positivas.

A equipa do AlmadaForma Fátima Pires, José Diogo, Marta Espírito Santo (consórcio) e Profª. Inês  Ribeiros (ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo) participou ativamente nas atividades e saiu pessoal e profissionalmente enriquecida não apenas pela participação nas atividades e no interessante programa social em que participou.

Os materiais pedagógicos produzidos no âmbito do Projeto estão disponíveis no site do Projeto TASC em http://eutasc.eu

A Equipa do AlmadaForma  agradece a todos os parceiros que conosco mais uma vez colaboraram e que, com a sua energia e entusiasmo, contribuíram para o sucesso dos trabalhos.

#TASCProject #SustainableCommunication #SocialChange #EUValues #NonDiscrimination #DiversityInEducation #TASC