Promoção da Agência Profissional para a Inovação Pedagógica
Objetivos
• Compreender o conceito de “agência do professor”;
• Identificar as variáveis que influenciam a agência do professor;
• Reconhecer o “poder” de agência do professor;
• Refletir sobre o papel do professor, a médio e longo prazo;
• Compreender o poder transformador do professor;
• Desenvolver capacidades reflexivas e críticas sobre o “agir com intencionalidade”;
• Estimular a reflexão crítica sobre os processos de inovação pedagógica, envolvendo todos os atores educativos (educadores, lideranças escolares, alunos, famílias e comunidade);
• Articular a inovação com as políticas educativas nacionais e internacionais, promovendo redes colaborativas e comunidades de prática;
• Estimular iniciativas inovadoras em diferentes âmbitos (individual, coletivo, organizacional) e em várias áreas do currículo;
• Garantir que as iniciativas de inovação pedagógica sejam sustentáveis e possam ser transferidas para contextos similares.
Conteúdos
1. Conceito de “agência profissional docente” – várias perspetivas teóricas. Fatores contextuais que podem promover ou inibir o exercício da agência. A influência das “crenças” do professor na prática pedagógica. Componentes da agência profissional docente. O professor como “agente transformador”.
2. Conceito de “Inovação pedagógica”, segundo a recomendação do CNE (CNE, 2023). Referencial para a Inovação Pedagógica nas Escolas. A Escola como Espaço de Construção de uma Sociedade Humanista e Democrática.
3. Reflexão sobre o guião de apoio ao desenho e à análise de iniciativas de inovação pedagógica – Guião de Inovação Pedagógica (GIP).
4. Conceção de ações que promovam a inovação pedagógica, a nível organizacional, curricular e pedagógico – a Escola como Organização Aprendente e Inclusiva.
5. Conceção de ações que promovam a inovação pedagógica, a nível organizacional, curricular e pedagógico – a Escola como Organização Aprendente e Inclusiva (conclusão).
6. Partilha e reflexão sobre o desenvolvimento das ações; contributos para a construção e desenvolvimento de comunidades de prática.
7. Apresentação e reflexão crítica sobre as ações a implementar no contexto educativo. Reflexão final sobre a ação de formação.
Cronograma
Ação a realizar entre outubro e 15 de dezembro de 2025
Código da Ação
Formador/a/es/as
Lina Costa
Destinatários
: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Modalidade
Duração
Horário
Ver Cronograma
Local
Certificação
Ação gratuita financiada pelo o Ministério da Educação Ciência Inovação